terça-feira, janeiro 31, 2006



A fábula de dois Primeiros-Ministros





Título do apontamento que o Economist desta semana faz sobre as eleições presidenciais ('A Tale of two prime-ministers')

Problematiza da seguinte forma: Cavaco Silva, o primeiro Presidente eleito oriundo do espaço político de centro-direita, obteve mais de metade dos votos (50,6%); há menos de um ano, José Sócrates foi o primeiro líder de um partido de centro-esquerda a obter uma maioria absoluta nas eleioções legislativas; Questão: quais os motivos de tão significativa mudança da esquerda para a direita em tão curto espaço de tempo?

Explica o correspondente do Economist em Lisboa que a resposta está nas similaridades entre os dois políticos. Os problemas com que Portugal se debate, adianta, são a perda de competitividade, o défice orçamental e o fraco crescimento da economia (conforme consta do gráfico).

As soluções (mágicas) são: reforma do sector público, inversão do insucesso escolar (onde, menciona-se, 45% dos alunos abandona os estudos antes de terminar a escolaridade obrigatória), e estimular o desenvolvimento empresarial.

Posto isto, 'os eleitores portugueses não procuram respostas novas a problema antigos. Querem sim políticos que façam efectivamente alguma coisa (...) Esperam, assim, que Sócrates e Cavaco avancem com as necessárias reformas, já em curso noutros países, ainda que arrisquem a sua popularidade'.

Quod erat demonstrandum?

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

11:43 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

1:33 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

8:38 p.m.  

Enviar um comentário

<< Home